O espasmo hemifacial se caracteriza pela presença de movimentos progressivos, involuntários, irregulares, crônicos ou tônicos, dos músculos inervados pelo nervo facial. Esse distúrbio desencadeia contrações involuntárias curtas ou mais longas dos músculos faciais.
Muitas vezes, espasmos involuntários ocorrem na região do músculo orbicular dos olhos, que depois se estendem gradualmente para outras partes da metade afetada da face. Sua forma mais comum é de natureza idiopática, ou seja, sem uma causa definida. Entretanto, há casos que ocorrem após paralisia facial periférica, secundários a malformações vasculares e, excepcionalmente, tumores.
É possível tratar de três formas diferentes, dependendo da gravidade: por medicamentos, injeção de toxina ou intervenção cirúrgica chamada Cirurgia de Descompressão, indicadas mediante diagnóstico e avaliação criteriosa de um especialista oftalmologista.
Existem muitos benefícios envolvendo a correção dessa condição, e separei 5 dos principais, confira!
1. Devolve a harmonia para o rosto: realizando o tratamento adequado, o paciente recobra a simetria do seu rosto, favorecendo muito o contexto estético, prejudicado pela condição dos espasmos involuntários;
2. Beneficia o sono: esses espasmos não cessam nem quando a pessoa dorme, prejudicando suas noites de sono. Sendo assim, aliviando os sintomas com o tratamento, o paciente retoma a qualidade de seu sono;
3. Métodos eficientes e seguros: não há com o que se preocupar em relação à segurança, independente do tratamento escolhido. A cirurgia é feita toda sob anestesia geral e possui riscos mínimos, e a aplicação da toxina é muito confiável, feita de forma rápida e precisa pelas mãos de profissionais especializados;
4. Rápida recuperação: seguindo a linha da evolução dos tratamentos, o indivíduo é rapidamente devolvido a sua rotina, sentindo de imediato os efeitos do tratamento escolhido para o seu quadro de espasmo hemifacial;
5. Autoestima renovada: por mais que seja uma doença que não ofereça riscos a vida, o espasmo hemifacial prejudica a autoestima do paciente em suas relações interpessoais. Com a sua correção a pessoa se sente mais confiante sem precisar se preocupar com os tremores involuntários do rosto.
Entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta!
Conheça o dr. Paulo Heraclito Oftalmologista em Curitiba e Rio de Janeiro
Dr. Paulo Heráclito (CÓDIGO – MÉDICO), nascido no Rio de Janeiro – RJ em 16 de Janeiro de 1982, é oftalmologista e possui 14 anos de experiência. Graduou-se médico no ano de 2006 e especializou-se em oftalmologista com subespecialização em oculoplástica. Além disso, realizou Fellowship em oculoplástica e residência médica em oftalmologia na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Através de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade nos relacionamentos interpessoais, nós realizamos prestamos sempre as melhores condições de tratamento a todos os pacientes.
Entre em contato com meu atendimento especializado pelo telefone abaixo ou informe seus dados de contato que ligaremos para você para agendar sua consulta.
Agende sua consulta
Ou entre em contato
CURITIBA PR
- Av. Cândido Hartmann, 1712 – Mercês, Curitiba – PR, 80710-570
Rio de Janeiro RJ
- Avenida Ataulfo de Paiva 341 Sala 509 Rio de Janeiro Brasil