5 dúvidas mais comuns sobre a Cirurgia de Miopia

5 dúvidas mais comuns sobre a Cirurgia de Miopia

A miopia é um dos distúrbios de refração mais comuns entre as pessoas, junto do astigmatismo e hipermetropia, por exemplo.

Ela pode ter várias origens que geram a conhecida vista curta, como um comprimento axial do olho maior, impedindo a visão nítida de objetos que se encontram distantes do observador.

A primeira solução, para todas elas, é recorrer à utilização de óculos de grau.

Porém, com o passar do tempo, como falamos no meio, o grau dessas condições ópticas pode aumentar, gerando maior dificuldade de enxergar e gerando um gasto a mais na troca dos óculos.

Entretanto, hoje em dia já temos acesso à chamada cirurgia refrativa, que serve justamente para corrigir os erros de refração causadas por esses distúrbios oculares.

Visando sanar dúvidas recorrentes entorno do procedimento, separei 5 das mais frequentes em meu consultório, que podem fazer parte dos seus questionamentos também!

1. Somente pessoas com mais de 18 anos podem fazer a cirurgia?

O ideal é que se tenha 21 anos de idade, e que tenha pelo menos 1 ano de grau estabilizado.

Isso se dá porque é a partir dessa idade que costuma ocorrer a estabilização do grau do paciente, favorecendo para que haja melhores resultados com o procedimento.

Dependendo do caso, é possível a realização a partir dos 18 anos, e também se exige pelo menos 1 ano de estabilização do grau.

Antes dessa faixa etária existe a chance da realização da cirurgia, contudo são exceções.

É admissível em situações que o paciente irá prestar concurso público, ou que pretende entrar para as forças armadas, e precisa passar pelos testes sem a presença de grau. Nesses casos a técnica indicada é o PRK.

2. A cirurgia demora muito? Dói para fazer?

É costumeiro que a cirurgia demore entre 5 a 15 minutos em cada olho.

O procedimento em si é indolor. Sob anestesia tópica (colírio anestésico), o olho recebe feixes de laser que irão corrigir o grau, o que demora poucos segundos.

Somente no pós-operatório que o paciente pode sofrer alguns desconfortos como ardência, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

3. Quem tem tanto miopia, quanto astigmatismo por exemplo, pode realizar a cirurgia?

Não há o menor problema para quem conta com mais de um tipo de erro de refração.

Mesmo nesses casos, a cirurgia refrativa ainda se mostra eficiente, mas sempre respeitando os limites de grau do paciente.

4. A miopia pode voltar depois da cirurgia?

Sim, é possível, porém não é tão recorrente.

O que pode ocorrer, no entanto, é o procedimento ser realizado em um momento em que o grau do paciente não estava totalmente estabilizado.

Outros fatores podem contribuir para o retorno da miopia, como coçar o olho, ou se expor à radiação ultravioleta, sem proteção, nos primeiros seis meses após a cirurgia.

Isso pode fazer com que mais tarde, surja novamente algum nível de grau de miopia.

5. Em que situações a cirurgia refrativa é contraindicada?

Existem algumas condições, como algumas doenças autoimunes, em que caso o paciente apresente um quadro clínico delas, impossibilita a realização da cirurgia refrativa.

Em situações que sejam identificadas certas distrofias corneanas também é contraindicada a cirurgia.

Mas, a contraindicação mais frequente é o diagnóstico de córnea muito fina do paciente.

Encontrou a sua dúvida entre as mencionadas nesse post? Então deixe um UP nos comentários. Se já realizou uma cirurgia refrativa, deixe sua experiência nos comentários!

“5 dúvidas mais comuns sobre a Cirurgia de Miopia”

Conheça o dr. Paulo Heraclito Oftalmologista em Curitiba e Rio de Janeiro

Dr. Paulo Heráclito (CÓDIGO – MÉDICO), nascido no Rio de Janeiro – RJ em 16 de Janeiro de 1982, é oftalmologista e possui 14 anos de experiência. Graduou-se médico no ano de 2006 e especializou-se em oftalmologista com subespecialização em oculoplástica. Além disso, realizou Fellowship em oculoplástica e residência médica em oftalmologia na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Através de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade nos relacionamentos interpessoais, nós realizamos prestamos sempre as melhores condições de tratamento a todos os pacientes.

Entre em contato com meu atendimento especializado pelo telefone abaixo ou informe seus dados de contato que ligaremos para você para agendar sua consulta.

Agende sua consulta

Ou entre em contato

CURITIBA PR

  • Av. Cândido Hartmann, 1712 – Mercês, Curitiba – PR, 80710-570

Rio de Janeiro RJ

  • Avenida Ataulfo de Paiva 341 Sala 509 Rio de Janeiro Brasil

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese