O que é a correção de Entrópio?

O que é a correção de Entrópio?
“O que é a correção de Entrópio?”

Entrópio, é uma condição ocular que acomete o posicionamento palpebral do paciente.

Nesse caso, ocorre na margem, ou borda da pálpebra uma rotação voltada para o lado interno, em direção ao olho. Dessa forma acaba causando o toque dos cílios, desconforto, e dependendo da gravidade, lesões corneanas.

Por mais que o entrópio da pálpebra inferior seja mais frequente, pode ocorrer também na pálpebra superior.

Mas, como podemos corrigir essa condição? Quais são suas principais causas? Para responder essas perguntas, convido você a continuar com a leitura a seguir.

Como ocorre o Entrópio?

Antes de falarmos sobre como funciona a correção do entrópio, é importante discutirmos sobre as variadas formas com que essa condição pode se desenvolver para cada paciente.

Dentre elas, temos quatro categorias:

• Entrópio involucional ou senil: se desenvolve em decorrência da frouxidão da musculatura periocular e dos músculos retratores da pálpebra inferior. Em outras palavras, é uma ocorrência mais comum devido a ação do envelhecimento.

• Entrópio cicatricial: nesses casos, o entrópio se desenvolve a partir de algum tipo de trauma, originário de queimaduras químicas, farmacodermias, entre outros.

• Entrópio espástico: induzido por irritação ocular, principalmente em pacientes com blefaroespasmo. Pode ser aliviado com tratamento do espasmo palpebral, mas dependendo do caso requer intervenção cirúrgica.

• Entrópio congênito: condição rara em que a pessoa já nasce com o entrópio, e deve ser tratado urgentemente, a fim de evitar danos corneanos irreversíveis.

Como funciona a correção do Entrópio?

Cada paciente deve ser avaliado individualmente para se chegar a um procedimento adequado para suas necessidades.

Um método muito recomendado para a correção, tanto do entrópio, quanto do ectrópio, é a blefaroplastia. Através desse procedimento e possível corrigir a anatomia das pálpebras, retirando ou manuseando os excessos de tecido ao redor dos olhos.

Pode ser realizada tanto sob anestesia local, ou geral. O tempo médio da cirurgia gira em torno de 1 a 2 horas, e sua recuperação leva cerca de 15 dias.

Em alguns casos, como do entrópio involucional, ainda é realizado o “encurtamento” da pálpebra inferior através de um corte cirúrgico no canto lateral, com pontos de fixação, no intuito de devolver a pálpebra a sua posição correta.

Ainda em outras situações, dependendo do quadro do paciente, pode haver a necessidade da abertura do ponto lacrimal, remoção de bolsas de gorduras, assim como outros tipos de suturas.

Agora, conte-nos se você já foi beneficiado com a correção do entrópio, e como tem sentido a diferença no seu bem-estar após o procedimento. Assim, você ajuda a trazer ainda mais informações sobre o assunto!

“O que é a correção de Entrópio?”

Conheça o dr. Paulo Heraclito Oftalmologista em Curitiba e Rio de Janeiro

Dr. Paulo Heráclito (CÓDIGO – MÉDICO), nascido no Rio de Janeiro – RJ em 16 de Janeiro de 1982, é oftalmologista e possui 14 anos de experiência. Graduou-se médico no ano de 2006 e especializou-se em oftalmologista com subespecialização em oculoplástica. Além disso, realizou Fellowship em oculoplástica e residência médica em oftalmologia na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Através de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade nos relacionamentos interpessoais, nós realizamos prestamos sempre as melhores condições de tratamento a todos os pacientes.

Entre em contato com meu atendimento especializado pelo telefone abaixo ou informe seus dados de contato que ligaremos para você para agendar sua consulta.

Agende sua consulta

Ou entre em contato

CURITIBA PR

  • Av. Cândido Hartmann, 1712 – Mercês, Curitiba – PR, 80710-570

Rio de Janeiro RJ

  • Avenida Ataulfo de Paiva 341 Sala 509 Rio de Janeiro Brasil

Assuntos relacionados

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese